Bom, neste post queremos falar com você que já teve dor muscular após alguma atividade física. Quer saber se Você pode treinar mesmo sentindo dor? Acompanhe este post e descubra a resposta.

Por aqui preparei um guia para que você possa combater esta dor pós-treino. Confira as dicas e aplique hoje mesmo.

VOCÊ PODE TREINAR MESMO SENTINDO DOR

Você pode treinar mesmo sentindo dor.

Muitas pessoas ficam de molho até a dor passar, por não querer forçar o músculo novamente, com medo de gerar uma lesão. Mas, gostaria de falar sobre os tipos de dores existentes, para que você se auto avalie e descubra se você pode treinar mesmo sentindo dor.

Existem duas dores: Dor Muscular e Dor Estrutural.

O QUE É DOR MUSCULAR?

A dor muscular é a “dor boa” que é consequência dos treinos mais intensos. “Essa dor ou cansaço termina ou diminui após o treino ou corrida. Ela passa com a diminuição de intensidade”, explica o fisiologista da Unifesp, Raul Santo de Oliveira.

Essa dor é algo mais generalizado, acometido nos atletas iniciais, por não estarem acostumados com aquela atividade ainda, por isso é instruído começar bem leve, para que o corpo comece a acostumar com as mudanças e consiga manter consistência. Neste caso você pode treinar mesmo sentindo dor.

Não adianta iniciar um treino de forma pesada e por conta das dores não conseguir dar continuidade e extrair um bom rendimento do corpo nos treinos. O que gera resultado é a consistência dos treinos, a intensidade pode ser aumentada gradativamente.

O QUE É DOR ESTRUTURAL?

A dor estrutural é a “dor ruim”, que significa lesão. Pode ser uma simples distensão até uma ruptura muscular, e o período de existência dessa dor é maior. É nesta opção que mora o perigo. Por isto, é importante verificar qual tipo de dor você está acometido.

O mais adequado é seguir o plano de treino criado por um profissional habilitado, para que você possa se resguardar de treinos além de sua capacidade, podendo gerar sérias complicações para sua saúde.

Observe a região da dor, observe o período que ela está doendo e caso necessário, procure um médico para avaliação e diagnóstico.

COMO AMENIZAR A DOR PÓS-TREINO

Você pode treinar mesmo sentindo dor, porém, existem 3 formas para você amenizar a dor Pós Treino: Descanso, Alimentação e Suplementação. Todas elas são importantes e todas devem ser consideradas. Ao praticar atividade física o músculo sofre micro lesões e um alto gasto de energia.

Existe meios para amenizar as dores pós-treino.

Obtendo o auxilio de um nutricionista para saber qual suplemento e vitaminas ingerir pós-treino, você terá uma ótima estratégia para se recuperar no pós-treino e ganhar massa muscular, além de mais energia para o próximo treino.

AMENIZANDO A DOR COM SUPLEMENTOS

Talvez você não saiba, mas o uso correto de suplementos no pós-treino favorece a perda de peso e definição muscular. Por este motivo é muito importante seu cuidado e atenção à recuperação muscular adequada.

Para obter uma boa reconstrução dos músculos é necessário consumir proteínas, carboidratos e micronutrientes. Abaixo alguns suplementos que serão favoráveis a você no pós-treino:

  1. Whey Protein;
  2. Caseína;
  3. Dextrose;
  4. Maltodextrina;
  5. Ômega 3;
  6. Vitaminas: A, B, C, D e E.

AMENIZANDO A DOR COM ALIMENTOS

A recuperação do músculo após o desgaste que faz com que os níveis de vitaminas e minerais diminuam, pode ser gerada com o consumo de alguns alimentos, e um deles é o consumo de vitamina C. Um bom suco natural de laranja, ou uma combinação é uma boa opção.

Existe uma proteína chamada bromelina, que você pode encontrar em algum suplemento, porém, esta proteína pode ser encontrada no abacaxi, o que faz com que laranja e abacaxi sejam um boa opção.

Alimentos ricos em magnésio aceleram a recuperação dos músculos, e você encontra magnésio em leite, frutos secos, soja e vegetais. Alimentos ricos em Ômega 3 são excelentes como anti-inflamatório, o que é ideal para combater dores musculares.

A gema de ovo, frutos secos, sardinhas e salmão são ricos neste óleo e são ótimas opção.

Leia também: 15 erros alimentares de quem pratica a musculação

DESCANSAR OS MÚSCULOS

Os músculos precisam de repouso para poder crescer e se recuperar de todo o desgaste sofrido nos treinos. Sendo assim, é muito aconselhável que você dê isto a ele. Não adianta forçar demais querendo resultados rápidos, sem o descanso do músculo o treino será em vão.

Descanse os músculos.

Já disse em outro artigo aqui no Blog que para ganhar massa muscular e perder peso é necessário descansar, dormir bem. Procure dormir bem, descansar seu corpo e mente para obter o melhor desempenho nos treinos.

CONCLUSÃO

Não é segredo para ninguém que uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos gera uma vida saudável, obtendo uma qualidade de vida sem igual. Mas é importante lembrar que a suplementação também é importante. Veja aqui os Suplementos essenciais para ganhar massa muscular.

Este material serve para orientar você da importância de obter novos hábitos para alcançar seu objetivo de vida saudável e corpo ideal. Você pode treinar mesmo sentindo dor, mas deve estar sempre alerta aos sinais emitidos por seu corpo, para tomar as medidas necessárias para melhorar seu desempenho nos treinos e manter a boa saúde.

 

Conta pra gente como tem sido sua recuperação pós-treino. Compartilhe nos comentários.