O que é hipertrofia muscular?

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O que é hipertrofia muscular, afinal? Constantemente vemos homens buscando um corpo definido, torneado e com mais espessura. A frase mais comum emitida pelas pessoas é: “Quero ficar grande!”.

Essa expressão é uma forma leiga de dizer que deseja ter hipertrofia muscular. O nome pode parecer um pouco complicado, mas a fisiologia, não é. O que acontece é que o corpo é como se fosse uma máquina, e a hipertrofia muscular é o termo utilizado para representar o processo de “ficar grande”, ganhar massa muscular.

Você sabe o que é hipertrofia muscular?

Para responder a pergunta acima, é preciso que entendamos um pouco sobre nutrição, biomecânica e fisiologia. O corpo humano é bastante complexo e deveras inteligente; realiza uma série de processos, simultaneamente, durante 24 horas por dia.

Então, podemos definir a hipertrofia muscular como o aumento das células dos músculos, que é um tecido do corpo humano, assim como a pele. Quando ocorre uma progressão, ele aumenta de tamanho e, assim, a pessoa fica com um aspecto maior.

Até aí, nenhuma complicação, certo? Então, a hipertrofia é o aumento da célula (e não aumento de células!) muscular no corpo humano. Mas como obter esse resultado? Isso que veremos logo abaixo.

Leitura complementar: Dicas para manter o foco durante uma dieta de hipertrofia

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3 passos para ter a hipertrofia muscular

Quantas pessoas não vão à academia mês após mês, sem observar quaisquer resultados positivos? São muitas! E quais são os fatores que levam a essa evolução desacelerada? A verdade é que existem muitos erros que você também pode estar cometendo.

Confira abaixo algumas das medidas que você deve ter para garantir o máximo de hipertrofia muscular!

1# – Dê diversos estímulos aos músculos

Quando falamos em aumento da célula muscular, não necessariamente queremos dizer que você precisa ficar muito forte, ter grande explosão ou suportar longos períodos de dor. Na verdade, para ter músculos maiores, o ideal é alternar os estímulos.

Treine com diversas faixas de séries e repetições, para que você não estagne e também para que ofereça diversas surpresas e novidades ao seu corpo.

2# – Coma o máximo que puder

Um treinamento perfeito não é nada sem uma dieta de qualidade. E quando falamos em ganhar massa muscular, ou ter hipertrofia, é preciso que o corpo tenha calorias o suficiente para que consiga manter os processos basais, como respiração, digestão, força para caminhar, etc, e também calorias sobrando para aumentar o tamanho dos tecidos.

Músculos são calorias paradas em nosso corpo, pois eles são formados de proteínas, que, por sua vez, são compostas por 4kcal/g. Sendo assim, você precisa oferecer alimento ao seu corpo. Caso não consiga medir exatamente a quantidade de comida que vai ingerir ao longo do dia, abuse do que é saudável:

Carnes em geral;

  • Ovos;
  • Arroz;
  • Legumes e verduras;
  • Leite;

Leitura complementar: Alimentos para ganhar massa muscular

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3# – Descansa, descanse e descanse!

Por muitas décadas, criou-se o mito de que quanto mais uma pessoa fica dentro da academia, mais resultados e em menos tempo, ela terá. Assim, homens passavam seus dias treinando, realizando os mesmos exercícios.

Hoje, sabe-se que o descanso é extremamente fundamental para a hipertrofia muscular. O que acontece é que na academia, o seu corpo é destruído por completo; em casa, você fornece as calorias e nutrientes para ele se reconstruir ainda maior e mais forte; e é com o descanso, que o corpo vai se reorganizar e permitir que o processo se complete.

Portanto, durma muito bem e quando não estiver treinando, relaxe o máximo que puder.

Bons treinos!

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1 comentário

  1. célio morais

    Gostaria muito que me ajudase a perder a tal porchete gordura localizada na barriga e na lateral na cintura. Desde de ja fico esperando uma resposta sua.

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