Muitas pessoas fazem essa pergunta pra gente, e hoje vamos esclarecer todas as dúvidas sobre essa questão. Afinal, esteira emagrece ou não emagrece? Descubra agora!

Um fato importante a ser esclarecido é que as atividades aeróbicas são excelentes fontes para a perda de gordura corporal. Porém, tem que haver uma prática regular e uma boa alimentação também.

Não adianta comer qualquer coisa pela frente que prejudica seu corpo e processo de emagrecimento e se matar depois em exercícios aeróbicos. É importante ressaltar que a alimentação configura cerca de 80% de importância quando se trata de emagrecimento e ganho de massa muscular.

ESTEIRA EMAGRECE? DESCUBRA AGORA…

Esteira emagrece? Descubra agora!

Bom, vamos ao que te prometi. Os exercícios aeróbicos são considerados atividades de longa duração, com níveis de intensidade variáveis – baixas e moderadas.

Por se tratar de atividades que trabalham grupos musculares, tem o poder de aumentar o consumo de oxigênio, a frequência cardíaca e a frequência respiratória.

Existem várias atividades aeróbicas, vou listar algumas abaixo para que você conheça outras formas de praticar atividade física e se beneficiar:

  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Ginastica aeróbica;
  • Ciclismo;
  • Caminhadas;
  • Corridas;
  • Dentre outras.

POR QUE A ESTEIRA EMAGRECE?

Sim. A esteira como toda atividade aeróbica emagrece, só que apesar de ajudar na perda de peso, não é o melhor exercício para queimar gordura. O seu desempenho na esteira está interligado ao seu esforço.

O que isso quer dizer? Quanto mais pesado você for, mais esforço terá que fazer, terá que correr mais. É exatamente este esforço que fará você perder peso, porque estará gastando mais calorias. Se você for lentamente, devagar, você não perderá peso e se sentirá frustrado.

AUMENTE SUAS CHANCES DE PERDER PESO NA ESTEIRA

Se você está afim de caminhar, a esteira não é o melhor lugar para isto – caso queira perder peso. A esteira será sua aliada na perda de peso se você se dedicar e tiver a consciência que precisará se esforçar muito e realizar um treino intercalado de maneira correta.

O que você precisa fazer para turbinar seu treino na esteira e aumentar suas chances de perder peso é alternar a velocidade de maneira controlada. Você pode caminhar numa velocidade moderada durante 5 minutos. Em seguida, caminhe numa velocidade mais acelerada, durante 60 segundos.

Você vai fazendo dessa forma intercalada até o final do treino. Você precisa fazer esse tipo de treino por volta de 40 minutos, no mínimo 3 vezes por semana.

A esteira conta com uma opção de inclinação, o que faz com que seu treino fique mais intenso e consequentemente, seu corpo irá queimar mais calorias porque você estará fazendo um grande esforço. Esta opção de inclinação favorece os glúteos e os músculos da perna.

BENEFÍCIOS DA ESTEIRA

Um dos benefícios da esteira é que ela emagrece. Será?
  1. Sistema Musculoesquelético

Quando você caminha regularmente desenvolve seus músculos, ligamentos, articulações, tendões e ossos. A caminhada é considerada exercício de rolamento, a caminhada na esteira ajuda a prevenir a perda óssea, o que a torna uma excelente atividade para pessoas de idade mais avançada.

Os músculos da perna e os glúteos se tonificarão com a prática da caminhada. Quando você inclina a esteira, elevando seu esforço e carga, você melhora os efeitos sobre as pernas.

  1. Articulações Flexíveis

Quando você faz um caminhada no nível de intensidade moderada, uma das maiores contribuições é a flexibilidade das articulações. Para quem sofre de artrite a caminhada se torna indispensável. A esteira reduz o impacto sobre os joelhos, quadril e tornozelos, o que faz dela uma excelente alternativa.

  1. Aptidão Cardiovascular

A esteira tem inúmeros benefícios para você. Realizar o exercício físico sobre a esteira melhora sua aptidão cardiovascular, isto fortalece seu coração e reduz potencialmente a sua pressão arterial.

Usando a esteira de forma regular, é possível reduzir o colesterol e minimizar o risco de um ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

  1. Redução do Risco de Doenças

Se você fizer regularmente esteira para caminhadas, você estará prevenindo algumas doenças. Confira abaixo:

  • Diabetes tipo 2;
  • Pré-diabetes;
  • Hipertensão arterial;
  • Depressão;
  • Artrite degenerativa;
  • Insônia;
  • Câncer de cólon;
  • Câncer de mama.
  1. Controle de Peso

Se seu foco é perder peso, a caminha na esteira pode ser uma boa opção. Existem muitos aparelhos (esteiras) que possuem contadores de calorias e te dão a quantidade de calorias perdidas naquele treino.

Com essa informação você conseguirá analisar seu desempenho e montar o melhor treino, de acordo com seu desempenho. Se você manter um treino regular de caminhada/corrida na esteira, você conseguirá perder peso. Mas, obviamente, se você combinar o treino a alimentação correta.

  1. Conveniência

O exercício em uma esteira pode ser feito no conforto da sua casa. Contrario ao que muitos pensam, uma esteira não é cara. Você consegue encontrar esteiras a partir de 700 reais. Já vi até de 500 reais, na verdade, usada e em bom estado de conservação.

Mas é importante levar em consideração a procedência, tem que verificar se a maquina está em perfeita ordem para que você não tome prejuízo.

Mas caso você adquira uma esteira para uso domestico, você elimina o compromisso de ter que sair de casa para ir correr ou caminhar ao ar livre. Em dias chuvosos você terá muita vantagem, pois conseguirá manter consistência, sem ao menos precisar sair de casa e enfrentar chuva para treinar.

  1. Longevidade

Você conhece algum idoso que tem mais disposição que muitos jovens por aí? Não é novidade para ninguém que a pratica de atividade física fortalece os ossos, te da mais saúde e uma vida mais duradoura.

Se você pensar no futuro, vai começar a praticar atividade física agora mesmo, neste instante. Os exercícios físicos contribuem para qualidade de vida, positividade, alegria, produtividade, saúde, etc.

Só há benefícios!

  1. Ajustável

Sempre vejo muita gente dando varias desculpas para não treinar e algumas pessoas até tem o tempo realmente limitado com várias tarefas importantes, como casa e filhos. E é por este motivo que não terá mais desculpas.

A esteira pode estar dentro da sua casa, e ela possibilitará que você se exercite no melhor momento pra você, sem precisar sair de casa e deixar seus afazeres importantes, mas também não deixará sua saúde de lado, que deveria ser seu principal foco afinal, sem ela você não conseguirá realizar mais nada.

  1. Aquecimento Perfeito

O aquecimento antes das atividades físicas é imprescindível, pois se trata de uma pratica que pode levar seu corpo a lesões.

Com o aquecimento antes da musculação por exemplo, você evita várias futuras lesões prejudiciais até mesmo ao seu desempenho.

A esteira é considerada um excelente meio para aquecimento antes do treino e esportes intensos.

A caminhada lenta com 3% a 5% de inclinação pode ser uma boa pedida para você realizar um certo esforço para aquecer o corpo, principalmente quando for realizar treino de exercícios adutores.

Os educadores físicos afirma que quanto mais lento for a caminha sobre a esteira, melhor, porque é a melhor forma de obter a ativação muscular.

CONCLUSÃO

O ideal é que você realize ao menos 150 minutos de caminhada por semana, essa é uma das formas mais interessantes para você reduzir o risco de morrer prematuramente, ou desenvolver doenças que podem ser evitadas com o recurso que acabamos de falar aqui, a esteira. Faça uso dela regularmente.

Conte pra gente nos comentários qual sua relação com as atividades físicas. Você pratica alguma caminhada ou corrida ao ar livre ou na esteira?


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