Erros que os iniciantes na musculação cometem

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A musculação não é um esporte como um outro qualquer, ele é único, é diferente, e é ai que muitos iniciantes acabam cometendo erros que podem ser altamente prejudiciais para o corpo. A inexperiência desses novos marombinhas aliado a falta de vontade de muitos treinadores encontrados nas academias faz com que esses erros sejam ainda maiores. Pensando nisso, vamos listar 5 erros comuns que quase todo iniciante comete, e dizer qual o correto a se fazer.

TREINAR MUITO

Como já referimos, musculação é diferente do futebol, basquete, ou surf. Para ficar bom nesses esportes você tem que treinar o máximo que puder. Na musculação é completamente o contrário, menos é mais, mas quando estamos começando provavelmente não sabemos disso. Se no futebol treinar uma vez de manhã e uma a tarde é ideal, na musculação esse ritmo pode causar problemas sérios no corpo do atleta.

Qual o correto? Se você esta começando agora, treine uma vez por dia, no máximo 5 vezes por semana. Se você faz isso e já é mais avançado, saiba que os iniciantes geralmente querem treinar até de sábado e domingo. Acredito que 5 vezes por semana já é mais que suficiente.

iniciantes na musculação

TREINAR APENAS ALGUNS MÚSCULOS

Existem pessoas que gostam de treinar somente o peito e o bíceps, e te conto um segredo, não são poucas. Óbvio que muita gente que ter grandes músculos nos braços e um peitoral de passar respeito, mas se só treinar seus músculos preferidos o mais certo é que fique completamente desproporcional com o resto do corpo, e isso não te deixa bonito. Outra coisa muito comum é encontrarmos pessoas que não gostam de treinar as pernas, o que é uma bobeira, já que tem exercícios de perna que trabalham todo o corpo, como por exemplo, o agachamento.

Qual o correto? Se o seu treino for 5 vezes por semana, distribua seu corpo por esses mesmos dias, tenha uma rotina de treino definido. Conforme o tempo passar, você vai mudar o seu treino, pegar pesado, usar novos equipamentos, mas sempre treinando todo o corpo em simultâneo.

NÃO SE ALIMENTAR CORRETAMENTE

Já escrevemos aqui sobre alimentos para ganhar massa muscular, e nele falamos sobre como a alimentação deve condizer com seu treino atual. Se o iniciante não tem amigos, ou um bom treinador para orientá-lo, o mais certo é que não altere nada em sua alimentação ou, o que é ainda pior, muda de forma errada. A musculação corresponde a cerca de 70% dos resultados de crescimento da massa muscular em uma pessoa.

Qual o correto? Comer muitas proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis é muito importante. Se você não comer corretamente, você simplesmente vai fazer musculação, gastar seu dinheiro, e não vai obter resultados.

PEGAR MAIS PESO DO QUE SUPORTA

Todos aqui provavelmente já passaram pela situação de chegar na academia e querer colocar bastante peso somente para falar para os amigos quanto esta pegando. Saiba que o ideal não é pegar muito peso, mas pegar o suficiente e fazer os exercícios corretamente. Muito peso não significa ficar musculoso ainda mais rápido, nas verdade, só atrapalha. Se você fizer os exercícios de qualquer jeito, além de ganhar algumas dores incomuns, ainda não vai ter resultados relacionados ao crescimento muscular.

Qual o correto? Pegue peso de acordo com aquilo que você agüenta no momento. Os exercícios devem ser concentrados, devagar, os músculos devem fazer a força, e não seu corpo. Faça um teste antes de escolher um peso, veja quanto vai conseguir levantar, e este será o suficiente para que em breve possa pegar muito mais.

FALTA DE PACIÊNCIA

Não entre na academia achando que em 2 ou 3 meses vai estar com o abdômen trincado, ou com seu bíceps de dar inveja. Sei que da uma tristeza ao olhar para os caras fortes da sua academia e olhar para seus braços depois, já passei por essa fase, mas é necessário ter paciência. Pense, e se esses mesmos caras fortões que você olha tivessem desistido quando eles eram do seu tamanho? Então meu amigo, ter paciência é essencial. A luta é dura, e apesar de ver resultados logo nos primeiros meses, o corpo trincado é mais demorado 😉

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10 comentários

  1. marco antonio

    tenho utilizado exercícios com halteres, como fisioterapia e tentar minimizar uma dor crônica no ombro direito…(dor constante, intensa, que me atrapalhava a dormir) faço os exercícios há dois meses uma sessão pela manhã com 600 REPETIÇÕES C/8 KG, em 60 minutos e outra igual à noite….O efeito já é nítidamente visível, as dores diminuíram 90%, estou dormindo igual a um recém nascido….. em suma estou ÓTIMO, pretendo manter durante mais dois meses antes de aumentar a carga….o que recomendam?

    • Ruan

      Olá vc descobriu que dor é esta que sente qual o motivo pq tenho a mesma coisa quando tomo friagem demais ou quando faço muita força …

  2. camilla santos

    Nossa amei os artigos muito bem esplicados me ajudou bastante

  3. quero saber mais tudo sobre musculação,pois estou entrando nessa aréa e que ficar por dentro de tudo,e se for possivel imprimir alguns exercicios.

    estou estudando para essa,finalidade da aulas de musculação e pretendo fazer tudo certinho,para deixar minhas meninas de bem com a vida, e com seu corpo.quero imprimir exercicios legais para começar e treinando,e me aprendisando, melhor.

  4. neia

    Tenho muita celulite e flacidez e meus braços são imenso d gordo como posso diminuir-Los com exercício ou musculação?

  5. Brenda Bubulla

    Tenho 16 anos e treino com o objetivo de hipertrofia. Treino de 4 a 5 vezes por semana . Mas estou com um problema, comecei a trabalhar e estudar a noite, só conseguirei ir pra academia de 3 a 4 vezes na semana . Ainda assim terei resultados? Quais suas dicas ?

  6. Luciana

    Estou malhando a mais de uma samana, eu transpiro demais e quando meu corpo esfria eu me sinto muito cansada e com muita dor no corpo, e quando fico muito tempo em pé, minhas pernas doem e ficam meio pesadas, ė normal isso????

  7. Vanessa

    Desejo emagrecer e pretendo ir para academia mas quero fazer musculação será que resolve, emagrece mesmo ou só vou ganhar massa muscular

  8. Thiago Pécora

    Valeu eu precisava ter lido isso a 1 ano atras, vou recomecar e seguir seus conselhos

  9. Raphaela

    Começei a academia tem duas semanas, estou muito ansiosa pra ficar com um corpão rs mais estou indo de acordo com o que falou amei as dicas e vi que estou indo bem e correta nos meus treinos. Mais ansiosa estou demais .

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