Como definir o abdômen

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É mais do que comum encontrarmos pessoas na academia fazendo vários e vários abdominais e exercícios mirabolantes em busca de um abdômen trincado, denso, completamente definido. Não estão errados, afinal, quem aqui não deseja ter uma barriga cheia de curvas construídas por músculos firmes e enxutos? Antigamente, quem tinha abdômen definido (seja homem ou mulher) sofria um certo preconceito, era algo “feio” de acordo com a sociedade. Nos dias de hoje, mesmo quem critica quer ter um abdômen definido.

Ter uma barriga definida chama a atenção das pessoas por ser algo relativamente complicado de alcançar. Além disso, isso acaba provando que você é uma pessoa que se preocupa com a saúde física e mental. Então, pensando nas pessoas que pretendem ter um abdômen definido, vamos passar diversas dicas para ajudá-lo neste objetivo. Força maromba!

O ABDÔMEN

A região abdominal é constituída basicamente por 3 grupamentos musculares principais, os quais são: O reto do abdômen (parte de cima), abdômen oblíquo (as laterais) e o infra (parte de baixo). Praticamente todos os exercícios trabalham essa região de alguma forma, por isso, quando te falarem para treinar o abdômen separado de todo o resto do treino, saia dessa, isso não existe. Vamos então as dicas de como definir o abdômen.

abdomen definido

COMO DEFINIR O ABDÔMEN

A maior parte da gordura do nosso corpo esta concentrado no abdômen, ou seja, a gordura sobrepõe a musculatura do abdômen. Sendo assim, o primeiro passo para fazer com que o nosso abdômen fique completamente definido, precisamos eliminar a % de gordura presente em nosso corpo de maneira geral. Para isso siga as dicas abaixo:

  • Praticar exercícios localizados é super importante. Abdominais, agachamento, rosca para bíceps, tríceps ou qualquer outro. Cada exercício que fizermos vamos diminuir a porcentagem da gordura em todo o corpo.
  • É importante complementar o exercício com a parte cardiovascular, desta forma, vamos perder peso muito mais rápido pelo fato de que vamos aumentar os gastos calóricos nos exercícios. Quanto mais rápido conseguirmos correr, pular corda ou pedalar, mais vamos perder (% gordura no corpo).
  • Prefira os exercícios mais densos, mais rápidos, pois são esses que vão fazer com que você perca peso rapidamente e possa então atingir um abdômen perfeito. Como exemplo, escolhar correr 15 minutos na esteira ao andar 1 hora. Faça exercícios rápidos, explosivos, e mesmo que isso faça com que diminua o peso, esta no caminho certo. Já expliquei isso no artigo sobre os erros que os iniciantes em musculação cometem.
  • E por último, seguir uma dieta é essencial, e neste caso não estou falando de alimentos para ganhar massa muscular, muito pelo contrário, você tem que fazer uma dieta para perder peso.
  • Como já foi falado, todos os exercícios recrutam a parte abdominal para trabalhar também, sendo assim, fazer 4 ou 5 vezes por semana um treino pesado pode fazê-lo entrar em overtraining ou, o que é ainda pior, pode causar uma forte lesão nesta região. Por isso, treine 2 ou 3 vezes por semana, de 3 a 4 séries de 10 a 12 repetições. Parece pouco, mas esse treino aliado a todo o resto (treino de outras partes do corpo, dieta, exercícios cardiovasculares) pode fazê-lo ter resultados muito acima do esperado.

Entenda que o abdomem é um grupo de músculo normal, como qualquer outro do corpo, e para tal, deve ter exatamente o mesmo tratamento. Ao fazer outros exercícios você não pega muito pesado, então também não pegue muito pesado nos abdominais. Trate o abdômen como trata os outros músculos e vai ter o aparecimento da massa muscular, assim como nos outros.

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47 comentários

  1. mi ajudem por favor to prescisando

    • Marombado

      Patrick, como dissemos no artigo, o primeiro passo é arrumar a alimentação e continuar fazendo os exercícios normalmente, sempre dando importância igual a todos os músculos do corpo.

      Maromba!

  2. Pessoal a grande verdade é que o exercício abdominal em si é apenas um complemento na busca pelo resultado. Ele somente não vai definir o seu abdômen, se você está pretendendo gastar dinheiro comprando algum desses aparelhos que surge na mídia, esqueça, não gaste com isso, só vai enriquecer os donos dessas empresas. A definição abdominal só vem com perda da gordura abdominal se você não faz nada para queimar esta gordura, vai ficar anos treinado e não terá o resultado desejado.

  3. J. Júnio Schaefer

    Estou fazendo academia tenho 2 semanas, faço 150 abdominais por dia, as vezes mais mais com descanso. Com quantos meses terei um resultado de barriga definida?

    • Em torno de uns 3 meses!!

    • renato

      cara pra definir nao é abdominal e sim corrida ‘-‘
      c fizer 150 abdominais por dia so vai ganhar resistencia e nada mais

    • Bob boladao

      Mermao eu nunca fiz academia mas fiquei com abdomem so fazendo abdominal em 4 meses. Alimentese bem pratique sim a academia, elimine salgados e doces, mais sempre trate seu corpo bem.

    • Kleber

      Cara, como já disseram acima e em milhares de outros posts…Só exercícios não são suficientes p/ definir o ABD.
      E tbm foi dito acima que o abdomen é composto por 3 músculos, então é interessante fazer no mínimo 1 exercício para cada, levando em consideração que vc já faz os demais exercícios para os demais músculos (que de um modo ou outro, tbm atingem o abdomen).

    • Ricardo Thai

      cara quer uma dica? faz um dia de exercícios abdominais e no outro dia deixa ele descansar

  4. Tenho 14 Anos !! Ja é uma idade apropriada a academia ? Obs :Tenho 1’78 de altura !

    • Washington

      Italo, você precisa estar ciente do estado de saúde que seu se encontra consultando um médico e respeitar os limites da sua estrutura corporal para não exagerar nos exercícios, acompanhamento de nutricionista também. A academia não é sempre a melhor alternativa, exercícios feitos em áreas livres podem ser muito mais saudáveis, mas sempre com acompanhamento nutritivo.

      • Washington

        Que seu corpo* se encontra

      • Eu tenho 13 anos era magro aos 12 hoje estou um pouco acima do peso ha como eu ficar pelo menos um pouco definido em 2 meses e meio?

        • Ricardo Thai

          Gabriel a melhor coisa é você fazer uma arte marcial ex:Muay Thai vc vai sentir a diferença não só nos músculos mas em sua respiração e principalmente vc vai ser um cara mas disciplinado. segue minha dica e vai se dar bem

  5. Washington

    Tem sim. Cara, eu sugiro que veja os videos do Queima 48h no youtube. Eu faço isso e os resultados aparecer já nas duad primeiras semanas. Mas vc tem que estar determinado.

  6. zilmara

    Eu tenho 17 anos 48k eu faso 200 abdminais todos os dias quantos tenpo vou ter resutado do abdomem definido

  7. Aline

    Oi…
    Eu gostaria muito em definir um pouco do abdômen.
    Eu tenho 1,82 de altura e peso 67.0 kg, sou um pouco abaixo do peso!
    Demoraria muito tempo para definir?

  8. Frankes

    Bom dia. Malho a região do abdome na academia três vezes por semana, realizando dois treinos, com três repetições de vinte para cada um. Além disso, quando acordo, faço um exercício com duas repetições de trinta. Também, adquiri a prática de comer de três em três horas e ingerir frutas no intervalo das refeições. Minha massa muscular é magra. Minha dúvida é se terei prejuízo no ganho de massa por causa desse meu comportamento.

  9. matheus

    Quantas abdominais e preciso fazer por dia obs:tenho 15 anos

    • lucas

      100 abdominais com 3 meis vc comesa a ter um rezultado

    • Marina Torres

      Teu corpo ainda tá em formação, então é recomendado uma carga de exercício não muito pesada. Sugiro que faça 3 séries de 15.

    • Ramon

      Mano abdominais não se faz td dia ,é um musculo como outro qualquer e precisa descansar!

  10. Paulo

    Olá Washington! Eu não estou acima do peso o que ocorre com o meu abdomem é que ele fica inchado quando acado de comer isso não é gordura né? O que seria?

  11. Anônimo

    é preciso queimar a gordura localizada pra definir, senão é em vão

  12. Cynthia

    Sou magrinha barriga seca mais tenho muita vontade de ter esses mùsculos que chamamos de tanquinho rsrs!
    Queria saber se consigo apenas com abdominais e se posso fazer_los todos os dias?

  13. Maria Alves

    Ola! A proteina deve ser ingerida quanto tempo antes do exercicio e quantas vezes dia? A seguir ao treino deve se tomar + proteina???

  14. Marcus

    Tenho 15 anos e faço aademia a 3 semanas quais exercícios faço pra um abdômen definido e quanto tempo?

  15. Gabriel

    Quais séries de exercícios eu tenho que fazer por semana para ter uma abdômen perfeito ?

  16. delio Galvão

    Definir

  17. delio Galvão

    quero uma definição perfeita do abdomem o que que tem que fazer

  18. Maurício

    Tenho 30 anos
    1,84 e 78 kg
    quero um corpo definido, como faço pra obter isso?

  19. Felipe

    Bom dia, infelizmente não tenho tempo de ir na academia, nem tenho aparelhos de musculação em casa. já sou magro, mas tenho um pouco de barriga, queria baixá-la não necessariamente definindo o abdômen. quero saber se diminuindo a quantidade de comida e fazendo apenas os abdominais consigo perder essa barriga!

  20. Vinicius

    Tenho 16 anos , faz 5 dias que comecei academia é preciso definir minha barriga o mais rápido , Oque preciso fazer ?

  21. arthur rodrigues

    para quem tem muitas duvidas e está querendo um abdômen definido estou aqui para da dicas de como fazer para ter a barriga dos sonhos não é milagre são dicas importantes.

  22. arthur rodrigues

    para quem tem muitas duvidas e está querendo um abdômen definido estou aqui para da dicas de como fazer para ter a barriga dos sonhos não é milagre são dicas importantes.

  23. J Paulo

    Tenho 16 anos e 1,93 de altura .
    Sou magro , mas com uma certa barriga . Qnd acabo de comer ela fica “dilatada” , queria saber como faço pra secar o abdomen e fazer com que ele fique um pouco mas retraído pra dentro . Existe exercício pra isso ?

  24. Ramon

    Lembrando que o abdomem tem musculos assim como outro qualquer , então ele precisa descansar !, fazer abdominais tds os dias é inútil e burrice

  25. Rafael

    Eu sou uma pessoa magra, bem magra, quase um “palito”. Mas quero ganhar massa e ficar definido. Não tenho nem ideia de como começar a fazer isso. ME AJUDEM!

  26. andrei

    tenho 10 anos quantos abdominais preciso fazer para vicar definido o abdomem em dois meses

  27. Ana Cláudia sousa Matias

    Eu gostaria de uma ajuda. Já fui gordinha e já emagreci, mas gostaria de uma orientação de como definir meu abdômen.

  28. Joaquim Covas de Lima

    Eu não gosto de andar ou correr

  29. Ana

    tenho quatro meses na academia, e nao sigo dieta, gostaria de saber oq preciso fazer para estar definida em tres meses

  30. Wellington

    Tenho 16 anos, faço 120 abdominais de dia, 120 no almoço, 120 a tarde e 120 na hora de deitar, posso continuar assim?

    • Pedro

      Amigo Pelo Pouco Que Sei Você Esta Super Errado Vc Tem Que Deixar O Musculo Relaxar Fazer Os Exercicios 1 Dia Sim 1 Dia Não
      Siga Minha Dica

  31. Nathalya

    E um abdômen feminino, qnt tempo demora? Sou magra e minha barriga é lisa, mas quero definir com gominhos..

  32. Pedro

    Fala Mano Adorei Suas Dicas,Mais Tenho Uma Pergunta
    Tenho 14 Anos Tenho Cerca De 1,65 Ou Mais De Altura,Meu Abdomen Tinha Uns 4 Gomos Mais Parei Por Uns Messes Os Exercicios E Ganhei Um Pouco De Peso.
    Mais Voltei A Luta Fasso Cerca De 100 A 150 Abdominal 1 Dia Sim 1 Dia Não Estou Certo ?
    Em Quanto Tempo Meu Abdomen Vouta A Ficar Definido ?

  33. Karine

    Oi tenho 16 anos e meu sonho é aquele abdomem sequinho e trincado,sigo dieta,nao como gorduras doces etc..nada disso,mais o abdomem mesmo ta osso,da uma dica ai?

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