15 Erros alimentares de quem pratica a musculação

queima-48-350x300

Eu sei que é completamente normal focarmos quase que 100% nos exercícios de musculação e na ingestão de suplementos para ganhar massa muscular, e isso acontece pois ficamos ansiosos pelo corpo que sempre sonhamos. Mas eu já disse aqui no blog, e volto a repetir, se você não cuidar da sua alimentação, você JAMAIS vai conseguir o corpo definido que sempre procurou. A alimentação é responsável por 50% de todo o trabalho de ganho de massa muscular, sendo assim, vamos dar a devida importância a ela, beleza?

Existem ao todo 15 erros bastante comuns a quem pratica musculação e estão diretamente relacionados a alimentação do atleta. Vou listar e falar sobre cada uma delas agora para que você possa aprender e evitar caso esteja errando também.

1 – DIETAS TEMPORÁRIAS

Você já deve ter aberto seu Facebook e ter notado aqueles projetos de verão, onde as pessoas tem 30 dias ou menos para perder um determinado peso, ou para ficar musculoso. Isso me dá um verdadeiro desgosto!

Quem é bom mesmo nunca fala em projeto de verão, e sim em estilo de vida. Manter um corpo saudável é um trabalho contínuo, para sempre, deve ser seu estilo de vida. É como eu li uma vez em uma frase, “você treina para seu projeto de verão, eu treino para meu projeto de vida”, e é assim que deve ser.

Projeto de verão acaba, e isso significa que vai voltar a comer besteiras toda hora, parar de se exercitar e voltar a ter um corpo do qual não gosta? Pense nisso. Optar por dietas detox também não é uma boa quando se fala em ganhar massa muscular.

2 – TREINAR EM JEJUM

Esse é outro erro super comum. As pessoas acham que basta treinar em jejum que o corpo vai queimar muito mais gordura. Na verdade faz um pouco de sentido, mas nesse processo também se vai parte da massa muscular do corpo que é transformado em energia. Quando nosso corpo está em jejum ele entra em estado econômico, deixando nosso metabolismo mais lento e, consequentemente, queimando menos gordura.

Além disso, se for fazer musculação em jejum seu desempenho vai cair muito, tendo resultados muito pequenos. Por isso, se alimente antes de cada exercício 😉

alimentação-saudável

3 – DIETA DE RESTRIÇÃO DE CARBOIDRATOS

Restringir carboidratos é importante para perca de calorias, mas nem todos os carboidratos devem ser 100% excluídos de uma dieta. Carboidratos que não servem para nada, são calorias vazias e possuem pouco valor nutritivo, como é o caso das massas, farinha branca e açúcares.

No entanto tem uma série de carboidratos saudáveis e que precisam estar inclusos em sua dieta, até porque carboidrato é o que te da energia para treinar todos os dias, são eles: pão integral light, batata doce, massas integrais, arroz integral, milho, aveia, cereal em flocos sem açúcar, torradas integrais são essenciais para garantir o máximo de resultado nos treinamentos e aumentar ainda mais a sua queima de gordura.

4 – CONSUMIR SUPLEMENTOS ALEATÓRIAMENTE

O Brasil em especial é um país que ainda está engatinhando para entender como realmente funcionam os suplementos. Eles funcionam para nos fornecer nutrientes importantes para conseguirmos ganhar massa muscular mais rapidamente, são seguros, mas existe maneiras corretas de ingerir cada tipo de suplemento. Se você pegar para tomar qualquer suplemento que “ache” necessário, então o mais provável é ter problemas em relação a sua saúde.

Somado a isso, a industria se aproveita da falta de conhecimento para vender o máximo que conseguir para os atletas. Procure uma nutricionista, gaste um pouco a mais, mas tenha um acompanhamento médico de qualidade, vai valer a pena lá na frente quando os resultados começarem a chegar 😉

5 – EXCESSO DE PROTEÍNA

Esse aqui é o pior dos erros, ou pelo menos o mais comum. Todos sabemos que a massa muscular provém da proteína que ingerimos, e sim, é verdade, quem pretende ganhar massa muscular tem que ingerir mais proteínas do que as pessoas sedentárias, mas nem por isso deve ingerir sem controle.

Cada atleta tem necessidades diferentes, e por isso torna ainda mais importante a consulta a nutricionista, que vai te falar quanto de proteína precisa/pode ingerir por dia. Outra desvantagem em ingerir muito proteína é que quando chega em uma determinada quantia o nosso corpo tem a capacidade de transformá-la em gordura.

6 – NÃO SE HIDRATAR CORRETAMENTE

O suor pode nos fazer perder de 2% a 3% facilmente, o que já será mais que suficiente para diminuir consideravelmente seu desempenho. Não sei explicar bem o porque, mas a sociedade está muito mal acostumado a ingerir a quantidade de água necessária para nosso corpo, o que é extremamente prejudicial. Ande sempre com uma garrafinha de água na mochila, e tome bastante água antes, durante e após o treino, principalmente os mais pesados 😉

7 – TROCAR O ADOÇANTE POR AÇÚCAR

Muita gente acha que para ganhar massa muscular é necessário açúcar. Não tem nexo dizer que para hipertrofia muscular é necessário açúcar, aliás, muito pelo contrário. Consumir açúcar e logo depois não exercitar-se é pedir para ganhar gordura, e não massa.

8 – EU MEREÇO, JÁ MALHEI HOJE!

Pare de criar desculpas para comer meu amigo! Se quer comer, então coma, mas não fique se iludindo. Comer um chocolate, um salgado ou tomar um sorvete tem que ficar para aqueles dias especiais, como o aniversário de alguém, ou uma festa que você vai. A esolha é somente sua, mas os resultados lá na frente também são. Caso realmente vá optar por comer, escolha alimentos saudáveis, ao menos consegue enganar a vontade de comer besteira 😉

9 – ALIMENTAR ERRADO DURANTE A NOITE

Um dos maiores erros é passar o dia inteiro de dieta e quanto chega a noite a fome é tanta que acaba devorando um pedaço de bolo, uma pizza ou qualquer outra porcaria. Para que isso não aconteça é necessário que você faça várias mini refeições durante o dia todo (aconselho a comer de 3 em 3 horas) que é o que vai dar resultado.

Eu como sempre nos seguintes horários: 9h, 12h (almoço), 15h, 18h, 21h e 1h (chego da faculdade). Sempre como uma torrrada ou uma fruta nas refeições menos importantes, isso me mantém sempre bem alimentado.

alimentos-saudáveis

10 – CONTAR CALORIAS

É extremamente comum ficarmos contando calorias para emagrecer. Podemos comer x calorias, ai comemos qualquer coisa de modo que não passemos do valor total. Esse é um grande erro. Um sonho de valsa e uma maça argentina, daquelas bem grandes, tem as mesmas 100 calorias, e nem por isso tem o mesmo efeito dentro do nosso organismo. Pare com essa bobeira e vá se alimentar corretamente!

11 – ABUSAR DOS MINERAIS E VITAMINAS

Minerais e vitaminas podem sim fazer parte da dieta do atleta, mas é necessário um acompanhamento de um profissional, já que é algo delicado. Mas ainda assim se você tomar, não pense que apenas isso vai substituir o valor energético de frutas ou outros alimentos importantes como os vegetais. Os alimentos possuem muito mais nutrientes do que a ciência é capaz de identificar, acredite 😉

12 – CORTAR COMPLETAMENTE A GORDURA

Nem toda gordura é ruim para nosso organismo, já disse isso antes no começo do artigo. Por isso, corte as gorduras ruins e mantenha somente as boas, até porque essas gorduras boas ajudam na fabricação de hormônios anabólicos, que ajudam (e muito!) no processo de ganho e manutenção de massa muscular.

13 -ACHAR QUE ÁLCOOL NÃO AFETA EM NADA

Álcool e bons resultados na musculação são inimigos mortais. Eu poderia escrever outro artigo do tamanho desse só com as malefícios que o álcool proporciona a quem deseja ganhar massa muscular. Se você realmente quer ter um corpo bem definido, simplesmente não beba, NUNCA!

Se estiver com muita vontade, então pense no dinheiro que gastou com suplementos, academia, comprando alimentos caros para um boa dieta, nas horas que passou treinando. Se isso tudo não te incentivar a ficar longe da bebida, beba, mas saiba que esta fazendo um grande retrocesso.

14 – COMER ERRADO DURANTE A NOITE

Durante a noite temos que comer pelo menos 2 horas antes de dormir. Os alimentos tem que ser ricos principalmente em proteínas, com pouco ou nada de carboidratos e gorduras. Durante o sono nosso corpo não gasta energia, por isso não é necessário que consumamos carboidratos. E se consumirmos o mais provável é que seja convertido em gordura.

15 – MANTER O CONTROLE

Eu sei o quão difícil é manter o controle alimentar, acredite! Mas temos que pensar que temos um objetivo, e para atingí-lo é necessário ter controle sobre tudo que ingerimos, e isso engloba principalmente a alimentação. Ter em mente que a alimentação é responsável por 50% de todo o processo para atingir seus objetivos é muito importante, por isso, controle-se, seja lá como for 😉

CONCLUSÃO

Espero que tenha gostado do nosso artigo. Tome cuidado para não cometer nenhum dos erros acima, cuide de sua alimentação acima de tudo 😉

- - - -

E se você quer realmente definir seu abdômen, secar a gordura ou simplesmente ficar muito forte, conheça a Fórmula 47... Você vai se surpreender!

Quero Saber Mais!

RESULTADOS GARANTIDOS! Clique no botão acima e conheça a Fórmula 47, que vai fazer você ter o corpo que sempre sonhou ;)

Dê uma nota para esse post:

58 comentários

  1. Leandro C

    Parabéns!!!

  2. anderson luiz

    muy bueno

  3. Ana Paula Retea

    Estou adorando o blog!
    Estou super motivada, estou lendo todos os post anteriores e criando uma pasta para meu projeto pessoal Saúde e Corpo em Forma.
    Meu objetivo é perder algumas gordurinhas localizadas e ganhar massa muscular, (sou do tipo falsa magra, rsrs…) Vou tirar fotos, anotar os dados e tenho fé que voltarei aqui posteriormente para comentar. Mas antes de começar tenho muitas coisas ainda a pesquisar e aprender, pois odeio academia e meu objetivo é treinar em casa, com ajuda de alguns alteres, caneleiras e outros, sera que é o suficiente???
    Parabéns pela iniciativa do blog! Conteúdos ótimos!

  4. Eduardo Lumertz

    Muito boa essas dicas vlw abs.

  5. Rosana Rodreigues da Silva

    Comecei a fazer academia faz menos de uma semana, tenho duvidas sobre a alimentação pois vou para a academia de manhã as 6:40, o que devo comer antes de treinar e depois , não quero tomar suprimentos. Obrigado.

    • Sanshou fighter

      Amigo antes do treino ja que você não quer tomar “suplementos” vom seria você comer um alimento rico em carboidrato com baixo indice glicemico como a batata doce ao inves de um pré treino por exemplo com cafrina creatina que te daria força e foco. No pos treino o bom seria você fazer uma refeiçao rica em proteina e uma adição de carboidrato de baixo indice glicemico(proteina recomendo um peito de frango grelhado e batata doce) mas vou te dar uma dica já que não sei sua idade, uma é que algum dia se você quiser otimizar seus reaultados você vai ter que fazer suplementação, outra o melhor mesmo é que você procure uma nutricionista(esportiva) para que ela passe o que você deve comer e o que você deve tomar para obter um desempenho e aproveitamento total nos treinos bom é essa minha dica obrogado vlw flw

  6. leila

    adorei a matéria! tenho 46 anos ainda me acho gata, mas gostaria de parar de beber e fumar….difícil.

  7. Patricia

    Estou me esforçando ao máximo com alimentação adequada…obrigada pelas dicas amigo!!

  8. yohannha

    adorei as dicas tava fzd muito essas coisas!!!

  9. carla

    malho e trabalho a noite o que comer durante a madrugada?

  10. Deise

    Oi! Preciso de uma ajuda…vou do trabalho direto para a facul e gostaria de saber o que seria melhor eu comer neste período. Muitos falam para não ingerirmos carboidratos depois das 18h e eu não sei o q comer…pois na cantina não têm boas opções, barrinha de proteína é uma boa escolha? Ou uma fruta seria melhor?

  11. cleimaelke

    esse blog e de mais

  12. Humberto

    Por que você não coloca o que vc come durante esses horários. Assim Facilita nossa vida.

    • Ana Helmer

      Porque ele ou ela não quer que vocês fiquem copiando dietas isso varia de corpo pra corpo. Se descrubra e se adapte e terá otimos resultados mas não queira copiar o que os oufros fazem, isso pode te prejudicar.

  13. ALEX

    eu tenho 3% de gorgura a menos no corpo,quero saber o que devo comer pra mim ganhar massa>

  14. Ana Vitoria

    eu so feliz com meu peso so 54k eu peso com comida sana e saudavel tem que fazer o mesmo que eu

  15. Willian Adamo

    Cara excelentes dicas,tudo o que as pessoas precisam ouvir está nessas simples e diretas dicas …

  16. Willian Adamo

    Só há um problema nesse blog,o uso da palavra “malhar”,uma palavra que desvaloriza a musculação,a palavra malhar não algo muito comprometido,mas a palavra certa seria “TREINAR”,se houver correções agradeço.

  17. gostei mais eu queria o que eles comem??????

  18. Carlos

    Excelentes dicas! Mas não precisa de radicalizar tanto quanto à bebida desde que vc seja uma pessoa que saiba literalmente o que é beber socialmente. Não vale pra aqueles que fazem do chopp água mineral rsss, e deixar de tomar um bom vinho ao lado de minha gata nem pensar. Plenamente possível ter uma vida saudável sem abdicar de alguns prazeres, basta disciplina e foi o que eu fiz.

  19. Gustavo

    Eu tenho apenas 13 anos e meço 1,70, quando comecei a estudar coias relacionadas a peso me preocupou bastante pois vi que meu peso “ideal” é 77kg, pesava 111 no começo do ano e perdi o peso não deixando de comer o que gosto ou comendo apenas frutas, legumes e suco, mantive minha alimentação, o que fiz foi parar de comer tanto(quando penso em comer em horas erradas pego um copo cheio de gelo e fico chupando,o que me faz esquecer a vontade de comer), cortei algumas coisas e substitui por outras que tinham o mesmo gosto e comecei a fazer academia. Não precisei cortar pizzas, refrigerante e essas coisas, passei a comer nos fins de semana apenas. Sei que podia ter perdido bem mais nesses meses se tivesse cortado quase que completamente besteiras. No momento estou pesando 98kg, ou seja, perdi 13kg sem cortar nada de vez em 5 meses, demorou mais do que precisava, mas perdi!

  20. Patrick

    Artigo bastante funcional e explicativo !

  21. adailma de deus

    muito bom

  22. josenildo

    gostei das dicas parabéns nota 10000000

  23. Janielly Rocha

    Otimas dicas.parabéns

  24. Gilmar

    Muito bom cara!! Parabéns..

  25. Marcia santos

    Maravilhoso tudo q leio aqui ta sempre me tirando muiiitas dívidas.

    • Reinaldo

      Acho que esse artigo é ideal para você mesmo

  26. Gilmar

    Muito bom cara show

  27. lucimara de oliveira

    Gostei muito vou tentar…

  28. Donato Barros

    Excelente artigo…

  29. Mikhaella Baryshnikov

    Como faço para perder massa muscular?

  30. washington

    Excelente artigo.Adorei as dicas,esta de parabéns cara.

  31. Maria Luiza

    gostei muito das dicas! valeu mesmo.

  32. Marco Bechir

    Sou adepto da boa alimentação e saúde. Sinceramente, gostei do tópico do álcool. Realmente destrói qualquer organismo. Grandes dicas. Parabéns!

  33. josy

    Adorei a matéria sobre alimentação,eu fazia boxe e resolvi parar para fazer musculação,estava na dúvida do que realmente eu poderia comer, agora já sei como ter uma alimentação equilibrada para malhar!

  34. eugenia

    Olá! Queria tira uma duvida comecei a malha e fazer dieta ,mais troquei de trabalho e não posso sair para comer só posso sair em horário de almoço , como Faço para me alimenta bem e continua com minha dieta? me ajudem

  35. cleide

    eu uso o açucar demerara o preto engorda

  36. Pedro

    Eu chego da faculdade 23 horas e chego com muita fome. O que comer nessa hora? atualmente como 4 claras de ovo com 1 sardinha. Nao sei se esta 100% certo

  37. Wesley Matias

    Nossa perfeito a matéria … tudo ai é a pura realidade. Parabéns !!!

  38. Pollyanna

    Eu emagreci muito só que quero volta o meu corpo que eu era antes mais sem gordura . Queria que você montasse uma dieta de ganhar massa se puder não aguento minhas amigas falar que tô sem perna sem banda…

  39. Erikison

    Comecei a a treinar agr vou tentar seguir todas as dicas vlw.

  40. Corações Entrelaçados

    Nossa,muito bom passar e compartilhar conosco todo seu conhecimento.Obrigada pelo incentivo.Valéria

  41. Brenno

    Obg vai ajudar Muito !!!!!!!

  42. rosa maria de oliveira

    boa noite adororei as dicas.

  43. luciana

    Adorei as dicas

  44. MIguel

    A história que o nosso corpo durante o sono não gasta energia não é bem assim, gasta é menos que estando acordado mesmo que não fazendo nada. Mas gasta sempre, de resto achei interessante o resto do artigo.

  45. 715658

    preciso ge ganhar massa muscular

  46. Marco Ribeiro

    Estou indo na nutricionista ja fazem 8 meses, e quando li esse artigo, parecia que estava falando com ela.Parabéns

  47. beatriz

    very good

  48. Fernanda

    Maravilha muito bom

  49. leo

    parabens pelo seu trabalho gostei muito de pegar um pouco de esperiencia…

  50. Anderson

    Quero receber noticias

  51. joao

    quando se dorme é quando se cresce mais… porque é quando se dorme que o glicogenio que provoca o crescimento do musculo mais está ativo…

  52. Lynikeer

    toop man… otimo artigo !

  53. Diego

    Eu to fazendo certo..pelo menos eu acho..meu café da manha eh mingau de aveia..ai depois.de 3hs como tapioca.comqueijo branco depois.de 3hs vem meu almoço arroz.integral e frango grelhado depois de 3hs como batata doce bem pouca e frango grelhado em pouca quantidade e depois de 3hs duas bananas e vou treinar depois do treino duas.colheres de arroz integral e frango grelhado ..depois de 3hs como 4claras de ovos e vou dormi..e quando acordo tudo novamente…

  54. Tercyane

    Muito bom.

Faça um comentário