Para ganhar massa muscular não basta só treino. Muitos erros alimentares de quem pratica a musculação podem ser evitados. Para ganhar massa muscular é necessário disciplina.

Ignorar uma alimentação correta é uma das práticas erradas cometida por quem pratica musculação. Um erro bobo é pensar que apenas aumentar a quantidade de “ferro” e consumir suplementos, que seus músculos irão crescer.

Neste post falarei sobre 15 erros alimentares mais comuns de quem pratica musculação. Confira e deixe seu comentário no final, dando sua opinião.

15 ERROS ALIMENTARES DE QUEM PRATICA A MUSCULAÇÃO

15 erros alimentares de quem pratica a musculação.

Carboidratos, proteínas e até as gorduras merecem sua atenção e consumo. Seu corpo enquanto está no treino precisa de energia, e se ele não encontra energia dos alimentos consumidos, ele busca na energia dos seus músculos, e isto afeta seu ganho de massa.

Quantas vezes você acabou um treino e não comeu nada para repor os nutrientes necessários? Quantas vezes você foi treinar sem consumir algum alimento que fosse beneficiar seu ganho de massa muscular?

Aqui listei 15 principais erros, então confira a seguir:

  • DIETAS TEMPORÁRIAS

Este item não poderia ficar de fora. Em toda parte vemos pessoas com projetos temporários para uma data específica como, por exemplo, carnaval, casamento, festa de formatura, natal, ano novo etc.

O projeto funciona para o fim que ela busca? Pode até funcionar. Porém, quando aquilo passar ela irá retornar a sua rotina anterior, e o que acontecerá com o corpo? Voltar ao modo anterior também, talvez até pior.

Malhar e buscar um corpo bacana não é coisa de um mês ou dois, é estilo de vida, é saúde e bem-estar. Quem muda seus hábitos diários por uma vida mais saudável conquista qualidade de vida.

  • TREINAR EM JEJUM

Quando você treina em jejum seu corpo queima mais gordura, mas este é um dos comuns erros alimentares de quem pratica a musculação e que você precisa parar de cometer, caso queira ganhar massa muscular. Quem treina em jejum perde massa muscular, porque a gordura queimada é dos músculos.

Quando você ingere algum alimento pré-treino, é gerado energia, e tal energia será gasta na prática de exercícios. Ou seja, o ideal é ter energia para pegar mais pesado nos treinos e não perder sua massa muscular. Confira o que comer antes do treino.

  • EXCLUIR CARBOIDRATO E EXCEDER A QUANTIDADE DE PROTEÍNA

Excluir carboidratos da dieta pode ser benéfico para perder calorias. Porém, não é aconselhável excluir 100% do carboidrato da sua dieta. Carboidrato é a primeira fonte que nosso corpo dispõe para gerar energia.

Excluir os carboidratos da sua alimentação é um dos erros cometidos.

Farinha branca, açúcares e massas são exemplos de carboidratos que podem ser excluídos, por ter um baixo valor nutritivo. Sugiro que você una carboidrato e proteína, só assim para a proteína ser bem aproveitada. Consuma a quantidade certa de carboidrato.

Exemplos de carboidratos para manter em sua dieta e obter maior energia para treinar diariamente:

  • Pão integral;
  • Batata doce;
  • Massa integral;
  • Milho;
  • Aveia;
  • Cereal em flocos sem açúcar;
  • Torrada Integral.

O que todo mundo sabe é que a massa muscular vem através da proteína, e quando você ingere proteína você tem vários benefícios, mas, é importante ressaltar que a quantidade também é importante. Sugere-se que consuma no máximo dois gramas por quilo de peso ao dia.

Recomendo que você busque um nutricionista para orientá-lo melhor quanto ao que consumir e a quantidade que irá consumir. Existem estratégias diferentes para cada tipo de pessoa. Os objetivos e o organismo são distintos. Proteína em excesso gera gordura.

  • SUPLEMENTAÇÃO DE FORMA ERRADA

Este aqui é outro erro muito comum, principalmente por aqueles que já pensam saber tudo. Os suplementos servem para fornecer nutrientes importantes para completar a alimentação regular e condicionar o ganho de massa muscular mais rápido.

Suplementos são seguros, mas existe a maneira correta para ingerir. Se você não tomar cuidado para saber como tomar e qual tomar, você perderá tempo e a sua saúde será prejudicada. Para não ter dúvidas, veja 6 suplementos essenciais para ganhar massa muscular.

Pela falta de conhecimento dos atletas, a indústria aproveita. Procure por um profissional para ajudar você. Conforme disse acima, procure por um nutricionista para que você desenvolva a estratégia certa para seu corpo e objetivo a ser alcançado.

  • FALTA DE HIDRATAÇÃO

Se você pretende ganhar massa muscular é necessário falarmos sobre hidratação. A água representa 60 e 70% do peso corporal do homem, e pouca gente sabe que é um nutriente de fundamental importância para a vida. Dentro deste guia com 15 erros alimentares de quem pratica a musculação, este é sem dúvidas um dos erros mais cometidos.

Hidratar o corpo é uma das melhores formas de obter ganho muscular.

Quando seu músculo está desidratado apenas 3%, você terá uma perda de 10% na força e 8% na velocidade. Isto quer dizer que você ficará cansado mais rápido e perderá massa muscular.

Além de todos estes benefícios, a agua desintoxica seu corpo, e melhora todo o funcionamento corporal. Procure tomar no mínimo 2 litros de água por dia, até seus níveis de ansiedade reduzirão.

  • AUTO-SABOTAGEM

Se você é o tipo de pessoa que sabota a dieta e pensa “eu mereço” ou “ já treinei hoje, eu posso”, você precisa melhorar esta postura. Comer algum doce, tomar uma cerveja, ou um sanduiche calórico precisa ser reservado para dias especiais como aniversários, festas etc.

Se você começar a pensar de maneira “gorda”, você começará a obter resultados condizentes com sua mentalidade. A dieta é tão importante quanto o treino. Você não pode desejar manter a dieta e a suplementação correta apenas nos dias de treino.

O ideal é que você mantenha uma alimentação saudável nos dias de descanso (dias sem treino) e deixar o domingo para o dia de comer o que quiser, porém, sem excessos.

  • ALIMENTAÇÃO A NOITE

Se você focar apenas durante o dia e esquecer-se de continuar a alimentação saudável a noite, seus resultados serão proporcionais ao seu comprometimento. Não adianta você ser focado durante o dia e chegar a noite e comer um monte de porcarias.

Faça uma dieta e crie lanches para que você coma de 3h em 3h, se você tiver uma alimentação regrada e com bons alimentos sempre que estiver afim de comer, você evitará comer besteiras pela rua durante o dia, e a noite também.

É importante você comer no mínimo 2h antes de dormir, e evitar alimentos com carboidratos e gorduras, mas sim, ricos em proteínas. É fácil entender porque desta restrição. A noite seu corpo não gasta energia, então não se faz necessário o consumo de carboidratos.

  • CORTAR COMPLETAMENTE A GORDURA

Você já sabe que existem gorduras boas, e são elas que você precisa manter em sua dieta para conquistar mais massa muscular. As gorduras boas são chamadas de poli e monoinsaturadas, e fornecem energia e saciedade.

Você pode encontrar gorduras boas em castanhas, nozes, linhaça e azeite de oliva. As gorduras boas geram hormônios anabólicos, que ajudam no processo de ganho e manutenção de massa muscular.

A gordura encontrada no azeite pode impedir a oxidação de tecidos, evitando o envelhecimento dos músculos, diminuindo os níveis de colesterol ruim na corrente sanguínea.

  • NÃO ALIMENTAR NA HORA CERTA

Alimentar-se a cada 3 horas no mínimo, é uma regra para quem pratica musculação. Isto é vital para seu corpo possa repor energias e nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo, para gerar crescimento muscular.

Coma de 3 em 3 horas.

Se você se alimentar apenas 3 vezes ao dia, seu ganho muscular será mais demorado, pois seu organismo não estará gerando o combustível necessário para que aconteça a hipertrofia muscular.

  • NÃO VALORIZAR O PRÉ E PÓS-TREINO

Vários atletas cometem esse erro. Ignorar o potencial do pré e pós-treino para gerar hipertrofia muscular é um grande erro. A sua alimentação no pré-treino pode gerar altos níveis de energia para que você suporte o treino num período maior de tempo.

O seu ganho de massa muscular só acontecerá se estiver alinhado com descanso dos músculos e alimentação correta. É um conjunto de ações que será responsável pela hipertrofia muscular.

A alimentação certa no pós-treino ajudará a recuperar a energia e nutrientes essenciais para sue músculo crescer e para que você se restabeleça e tenha uma saúde impecável. Confira 15 alimentos essenciais para ganhar massa muscular.

  • CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Este sem duvidas é um grande vilão da sua dieta para ganhar massa muscular. O álcool é responsável por vários malefícios para seu corpo. Evite!

O álcool causa desidratação, sobrecarrega os rins, fígado e cérebro, afeta a força e o equilíbrio e compromete o glicogênio hepático, o que gera uma redução no seu rendimento no treino.

  • USO EXCESSIVO DE CÁPSULAS

As cápsulas tem seu espaço, mas não substitui o consumo de frutas e vegetais. As frutas ainda reservam o maior número de substâncias ativas frente as cápsulas. Ou seja, você não pode substituí-las.

As frutas e vegetais são ricos em fitoquímicos, fibras e outras substâncias que as cápsulas não têm. É recomendado que o uso de cápsulas seja orientado por um profissional especializado, para sua segurança.

  • TROCAR ADOÇANTE POR AÇÚCAR

Se você acredita que para ganhar massa muscular o consumo de açúcar é algo positivo, está enganado. O açúcar só irá ajuda-lo a ganhar gordura. Muitas pessoas acreditam que para obter hipertrofia muscular é uma boa estratégia consumir açúcar. Não seja essa pessoa.

  • CONSUMIR QUALQUER SUPLEMENTO

Muitas pessoas ignoram informações importantes a respeito de suplementos, pensando já saber e ser um especialista em tudo relacionado a musculação e massa muscular. A indústria aproveita a falta de informação das pessoas para aumentarem suas vendas, algumas vezes com promessas vazias.

Esteja atento ao uso de cápsulas.

Portanto, procure entender qual suplemento alimentar será o melhor para seu objetivo e tipo de corpo. Procure por um nutricionista e faça a coisa certa por você. Talvez não queira investir nisso pensando ser caro, mas valerá a pena lá na frente quando ganhar massa muscular e mantiver sua saúde intacta.

  • PERDER O FOCO

É algo muito difícil de manter, mas é primordial para você conquistar seu objetivo. Então, acredite, estar com uma mente preparada para conquistar o que deseja é muito importante. Para isso, esteja focado na alimentação certa.

A alimentação representa uma importância de 50% para que você conquiste a tão sonhada massa muscular. Não abra mão deste objetivo, e para isso, mantenha o foco na alimentação e no que é preciso ser feito para conquistar seu objetivo.

 CONCLUSÃO

Várias coisas são capazes de tirar o seu foco e fazer com que você perca seu foco, porém, se você realmente quer isto, você irá superar estes desafios e conquistar o corpo que almeja. Acredite, os desafios te farão aprender ainda mais sobre seu corpo e saúde, e isto resultará na sua vitória.

Para ganhar massa muscular é necessário conhecimento e determinação! Então, não cometa estes 15 erros alimentares de quem pratica a musculação. Bem vindo ao clube.

 

Comente abaixo se este post foi útil para você e como exatamente isto poderá mudar seus hábitos de agora em diante.


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