Além de controlar a pressão, diabetes, proteger contra demência e emagrecer, existem outros 10 benefícios da caminhada e você verá aqui. Não existe um exercício mais fácil do que a caminhada. Você conhece?

Ela é de graça, não exige habilidade especial, pode ser feita a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade, peso e altura. Ela é uma ótima alternativa para quem deseja iniciar alguma atividade física, e excelente para quem já pratica alguma.

10 BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

10 Benefícios da Caminhada.

Para pessoas que não praticam nenhuma atividade física os efeitos causados por uma caminhada de apenas 10 minutos por dia, podem ser visíveis em apenas uma semana. Seu corpo responde a atividade de uma maneira muito positiva.

A caminhada é um ótimo alimento para o corpo e mente. Reunimos os 10 benefícios da caminhada neste post para você. Vamos aos benefícios.

  • CAMINHAR QUEIMA CALORIAS

Quanto mais você caminhar e fizer esforço, mais caloria irá perder. Você pode fazer caminhada em trilhas, asfalto, subir morros e em todas essas opções obterá bons resultados. Em 1 hora de caminhada, poderá queimar mais de 500 calorias.

A caminhada acelera o metabolismo e isto faz com que você perca peso mesmo depois de praticar o exercício. É uma ótima alternativa para quem deseja ganhar massa muscular e emagrecer. Afinal, para ganhar massa, precisa emagrecer.

  • CAMINHAR REGULA O INTESTINO

A cada passo dado é gerado um impacto no corpo, e isto é positivo. Este impacto favorece o deslocamento interno do intestino, gerando uma movimentação dos nutrientes por todo o trato digestivo.

  • CAMINHAR MELHORA A QUALIDADE DO SONO

A caminhada durante o dia produz substâncias estimulantes, como a adrenalina. A adrenalina deixa seu corpo mais disposto nas horas posteriores ao exercício. Isto gera um maior nível de energia durante o dia, e uma noite de sono de qualidade.

A caminhada ajuda a melhorar seu sono.

Quem pratica caminhada regularmente tem uma ótima noite de sono e consequentemente não tem sonolência durante o dia. O corpo produz energia e a gasta durante o dia, gerando uma sincronia perfeita.

  • CAMINHAR REDUZ O ESTRESSE

O hormônio, cortisol, tem seu nível reduzido quando praticado atividade física. Ou seja, a caminhada ajuda a reduzir este hormônio, e deixa você mais tranquilo para realizar as tarefas do dia. Sua qualidade de vida muda.

O estresse gera muitos problemas para a saúde física e mental, e é um dos causadores da ansiedade, o que faz você comer muito e obter um desempenho abaixo do desejado em sua vida profissional.

  • CAMINHAR REDUZ A DEPRESSÃO

A caminhada é sem duvidas uma das atividades que mais beneficia o ser humano. Quando você caminha seu corpo libera endorfinas, que é responsável de emitir um sinal para o cérebro dizendo que “está tudo bem”.

A endorfina manipula sua mente e sua mente manipula seu estado emocional, gerando novos comportamentos e ações positivas.

  • CAMINHAR DIMINUI O RISCO DE CÂNCER DE MAMA

Uma mulher com o preso normal tem até 30% menos risco de desenvolver câncer de mama.

Alguns estudos relatam que quem pratica caminhada pode ter menos exposição ao câncer de mama, porque a caminhada reduz a gordura corporal, um grande fator para desenvolver o câncer, já que é uma fonte de estrógeno.

  • DEIXA O CÉREBRO MAIS SAUDÁVEL

Estudos mostram que a caminhada ajuda no antienvelhecimento da mente e do corpo, reduzindo os riscos de problemas de memória e atenção. Quando pratica a caminhada o corpo e cérebro recebe vários estímulos, e estes estímulos geram ações cognitivas.

Um dos 10 benefícios da caminhada é a qualidade de vida.

O cérebro será capaz de responder cada vez mais a estímulos táteis, sonoros, olfativos e visuais. Isto colabora para um bom desenvolvimento mental e o deixa mais saudável, gerando maior qualidade de vida. Quem caminha cerca de 10km por semana, reduz  o risco de demência e Alzheimer, por exemplo.

  • MELHORA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

A USP fez um estudo e constatou que caminhar por 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial, durante 24 horas após o exercício. Isto ocorre porque durante a prática de exercício o fluxo de sangue aumenta, elevando os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão.

As válvulas do coração começam a trabalhar mais, quando se pratica caminhada, e isto melhora a circulação de hemoglobina e oxigenação do corpo. A caminhada também favorece o bombeamento do pulmão, dilatam as artérias, veias e vasos capilares, fazendo com que a oxigenação do organismo seja mais precisa.

  • CONTROLA A DIABETES, PRESSÃO ARTERIAL E COLESTEROL

A caminhada regular ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, e isto ajuda até mesmo a impedir a diabetes.

Uma caminhada de 20 a 30 minutos ajuda a liberar a insulina, substância responsável por absorver glicose e diminuir o nível de açúcar no sangue.

A caminhada regular também pode beneficiar a diminuição da pressão arterial e colesterol, reduzindo o risco de doenças cardíacas e AVC.

  • A CAMINHADA PREVINE A OSTEOARTRITE

Para quem não conhece a osteoartrite, é bom se atentar a ela. Ela é uma doença degenerativa que provoca inchaço, rigidez e dores nas articulações. Graças a caminhada, você pode evitar esta doença.

O impacto causado pelos pés tocando o chão provoca estímulos elétricos, e isto melhora o fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose também. Quem pratica regularmente atividades aeróbicas fortalece os joelhos, pois movimenta a cartilagem e a mantém saudável.

CONCLUSÃO

Bom, agora não resta mais dúvidas sobre a importância da caminhada na sua vida, é hora de colocar em prática este hábito e fazer sua vida ter uma melhor performance. Para alcançar uma qualidade de vida é necessário muita dedicação e comprometimento.

A caminhada é um hábito simples, saudável e capaz de prevenir muitas doenças, além de proporcionar um envelhecimento menos doloroso. Espero que estes 10 benefícios da caminhada sejam úteis para você.

 

Coloque nos comentários quanto tempo você tem caminhado, compartilhe conosco este hábito.


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